Logo Pagina inicial

Logo Pagina inicial
Fiz tratamento de Leucemia, cuja sigla é LMA (Leucemia Mieloide Aguda), mas fiz uma analogia a esta sigla para ter uma conotação positiva de uma grande batalha, com final FELIZ !!!

terça-feira, 31 de janeiro de 2012


Talvez nem todos saibam, ou pelo menos alguns tenham uma vaga ideia do que é uma transfusão, no que ela implica e até mesmo como é feita, bom, hoje o post será um pouco diferente, falarei brevemente de um dia comum em algumas partes do tratamento.
Após uma sessão de quimioterapia, seja de 3, 6, 7 dias, 1, 2 ou mais medicações de quimio, fora claro todos os remédios para proteger o organismo de efeito colaterais dos mais simples até aqueles que podem chegar a consequências finais, há um acompanhamento de como o corpo reage, mas tudo dentro de estudos etc, o tal do protocolo. No meu caso, tenho recebido uma quimio composta por 3 medicações e mais 22 remédios para proteção e etc. sendo que dos 22, 70% é de uso diário, os demais, é se necessário em caso de reações adversas. O que quero dizer é, não é fácil, tem que ter muita paciência, são LUTAS e MUDANÇAS sensíveis em cada detalhe, reações das mais variadas, tendo boa parte que podem não ser previstas...e enquanto isto tem a psicóloga dizendo, a cabeça é tudo, 90% da cura, do progresso etc esta no emocional, ai me pergunto, haja força, e onde novamente me deparo com o que, fé, temos que ter muita fé e foco no tratamento.
Ontem estava me sentindo bem, mas tive que receber sangue e plaquetas, hoje me sinto um atleta, afinal, isto deixa o corpo mais próximo do normal, mas desgasta, meu sangue é raro de conseguir, O negativo, as veias para infundir o sangue e plaqueta vão sumindo devido a quimio, o acesso interno do peito fica livre para medicação apenas, mas ok, depois de três tentativas de achar uma veia, na quarta vez, bingo, achou, que bom, ai dura de 3 a 5 dias no local onde esta “fincado” a o cateter, em algum local que se chama “acesso periférico”, isto, braços, dorso da mão e em ultimo caso até no pé.
Bom, como disse desde o inicio, quero contar a história feliz, mas isto é 100% baseado no meu ponto de vista e para mostrar que é possível achar coisas boas em momentos difíceis. Ontem, a parte ruim, entre preparo para receber as transfusões, recebe-las e medicações foram 13 horas e espera, conclusão, dormi das 2hs as 8hs, tendo medicações as 06hs e as 05:30hs todos os dias tirar sangue para o controle diário. Parte boa, estou mais forte devido as transfusões e mais feliz porque é mais um passo a frente, mais uma pequenina LUTA vencida.

Finalizando, compartilho uma reflexão que sempre faço: Dizem que o sabor da vitória sobre LUTAS difíceis tem um “gostinho” melhor, especial, certo ? Errado, pois o que é difícil para você pode ser fácil para outros, e isto não diminui a intensidade do sabor da vitória, ambos podem comemorá-la por vezes da mesma forma, tampouco diminui também os méritos de que batalhou para este fim em comum seja do que for.

Beijos e Abraços a todos !!

André Krasovic

domingo, 29 de janeiro de 2012




Em um tratamento de alguns meses, por vezes me pergunto, o que fazer neste período seja enquanto internado ou nas semanas de folga que tenho entre um ciclo e outro de quimioterapia ? Ou ainda, sei exatamente o que quero fazer, mas vocês podem imaginar a visão que hoje tenho de um dia como outro qualquer ? De alguém que não esteja em um hospital ou com certas limitações ? Então, é ai que olho para fora e me pergunto, quando estarei do lado de lá ? Como estarei ? E até lá ? Os dias não são fáceis, uns mais outros menos complicados, mas em geral, requer uma disciplina, foco e força de vontade que eu desconhecia que poderia desenvolver, sim, desenvolver, afinal, nem imaginava que poderia conseguir encarar uma etapa como esta em minha vida. Fé e oração tem sido, como sempre foi mas com menos intensidade meu norte, meu alicerce, minha rocha, mas isto nunca quis dizer e tampouco agora o quer que não fraquejamos, afinal, a agua nasce das rochas, se elas choram, porque eu também não posso ?

A foto acima ilustra um pouco das opções que temos em nosso dia a dia, notem que há prédios que perdemos de vista, um maior a frente que é quase um hangar de tanto helicóptero que pousa, aliás, uma das minhas paixões, poder voltar a brincar com meu pequeno helicóptero de controle até poder adquirir um que ainda não esta em meu orçamento, o que me da um animo, podem observar ao fundo um condomínio de prédios onde me pergunto, será que lá existem apartamentos (casas) apenas ou lares ? Um pouco mais difícil de enxergar é a Avenida Ibirapuera, sim, transito, buzinas, aquela loucura, o que me fez comprar uma moto um tempo atrás, mas e ai, estaria como, na moto indo trabalhar, passear, ver meu filho ou curtir uma tarde no Ibirapuera com minha esposa ??? Sei lá...mas o que nesta foto ninguém nota provavelmente são as copas das arvores, como são grandes, verdes, e o que se esconde por baixo delas, então eu conto, uma praça, uma agradável praça com uma charmosa igreja, que por acaso foi onde meus pais se casaram, e ai eu me pergunto, qual a vista que escolho ? Pensem no que quiser, mas saiba que sempre, sempre em nossas vidas temos mais de uma escolha, inclusive não escolher nada já é uma escolha.

Vou terminando dizendo, compartilho sim uma historia feliz com vocês nesta minha LUTA, mas isto não me isenta de dias difíceis, e muitas vezes gosto de olhar para fora e pensar, refletir e entender, por que Deus  me escolheu para estar aqui ? Sei que Ele me trará a cura, pois suas mãos chegam onde as dos médicos nem pensam poder tocar, mas ainda há algo que devo aprender...

Finalizo com uma sutil mudança em um dito popular que aprendi com minha esposa, e hoje concordo plenamente com ela: Deus escreve certo por....pois é, todos sabem, mas sabe a verdade qual é, sabem ?????

Deus escreve certo por linhas CERTAS, basta crer e aceitar e fazer sua parte.

Beijos e Abraços a todos !!

André Krasovic

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Começo meu post de hoje repetindo uma frase que escutei em uma matéria sobre base jumping (pular de paraquedas de pequenas alturas, pontes por exemplo) neste final de semana, o atleta disse “eu não ultrapasso os limites, eu os empurro”.
É uma boa frase para refletirmos, e da minha forma, com minhas LUTAS, tenho aprendido isto, limites são feitos para respeitá-los e igualmente desafiá-los, mas como disse este atleta, os empurrando também, o que defino da seguinte forma: Os
empurre com segurança, prudência, que o algo a mais seja reversível se for preciso, pois na segunda tentativa este a mais já será seu novo limite...e assim por diante.
Assumi um compromisso comigo mesmo ao criar este blog e com quem mais me der o prazer de compartilha-lo afim de gerar ajuda mutua, relatando meu dia a dia, ou parte dele, pois ao menos eu sempre pensei em câncer como uma sentença de morte, e de forma triste, mas não é, ele é como outras doenças que existem, basta escolher como ira encara-la, até porque alguns, e talvez a maioria, são psicossomáticos, e ainda que não sejam, o psicológico pode curá-lo, acredite, é claro, não falo de fé agora, pois para Deus TUDO é possível, mas sim que mais de 50% da cura esta na postura que assume diante deste diagnóstico no mínimo desconfortável.
Hoje contarei uma parte do tratamento desde meu ultimo post, ele fala do término da terceira etapa de quimioterapia, que desta vez, foi diferente das primeiras. As reações são as mais adversas e imprevisíveis, inclusive para os médicos, é como se fosse um jogo de pergunta e resposta, ninguém nunca sabe a pergunta e se a mesma terá resposta e, ainda assim, caso a tenha, se estará correta, pois cada organismo é único. Hoje, o objetivo é ao longo desta etapa obter resultados específicos, para ai então partir para novos desafios, outras quimios e mais novidades que, por hora, só posso aguardar e focar nas orientações médicas, e almejar uma breve alta para descansar em casa, é claro, afinal, minha LUTA é longa, falo de mais de 1 ano, as MUDANÇAS são e serão grandes, mas  o AMOR, este nunca acaba e me sustenta.

Dica: Extravase, relaxe, sinta o que o seu corpo pedir, faça o que ele sugerir, viva um dia de cada vez como se fosse o primeiro, e não como dizem o último, imagina, quem vai querer viver um dia pensando, acabou ???? Amanhã não tem mais ????
J Acho que ninguém né...

Fiquem com Deus, nunca desistam dos seus sonhos, acredite, tenha FÉ, e se der vontade de chorar, chore, engana-se quem acha que os fortes não choram, pois em um mundo de comparações, parece que ter emoções extravasadas esta errado, e para externa-las legitimamente, tem que ter MUITA CORAGEM.

Beijos e Abraços a todos !!

André Krasovic

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Antes de iniciar, gostaria de pedir pouco mais de 3 minutos da sua atenção, tive que me estender, mas gostaria de compartilhar o quanto mais puder com quanto mais pessoas puder, ficarei feliz se dedicarem 5 minutos para lerem e darem suas opiniões, mensagens, trocar idéias e o que mais desejarem.

Este post foi o primeiro que fiz em 12-12-11, no entanto, usei o fotolog, mas ai somente quem é cadastrado poderia também postar ou comentar, já este não, não há necessidade de nenhum cadastro, e desta forma, todos podem comentar, familiares, amigos, novos amigos, pessoas que estejam passado pelo mesmo tratamento ou similares e desejam trocar experiencias etc.

Para iniciar fazendo mais sentido, conforme comentei acima, o post abaixo foi o primeiro, e logo após registro o de hoje. A leitura acabará tomando um pouco mais de tempo, mas será somente desta vez, leiam, acho que vale a pena, os demais post, que aliás pretendo escrever com mais frequencia serão mais breves.

*********************************************************************************
Postado em 12-12-11


LMA – Lutas, Mudanças e Amor

Há 44 dias descobri que tenho Leucemia e, como tudo na vida, tinha duas opções, ter FÉ e saber que teria uma LUTA grande pela frente e que muitas MUDANÇAS aconteceriam, mas sabendo que AMOR não me faltaria ou, encarar como uma doença que de fato é e me deixar abater por ela e sua dura rotina. Eu optei pela primeira opção, e por isto escolhi este nome para meu blog, usei a mesma sigla da doença e fiz dela minha inspiração, o nome da minha Leucemia é LMA (Leucemia Mieloide Aguda), e do meu blog como podem ver é LMA – LUTAS, MUDANÇAS E AMOR.
A ideia de criar este blog veio na verdade da minha princesa, da minha hoje noiva e quase esposa Re, minha Renata, sim, quase porque iriamos nos casar em novembro, o que seria poucas semanas depois do dia em que soube que tinha LMA. Além dela, alguns amigos, familiares e até meu médico sugeriram criar este diário, ou quase diário (risos), pois não são todos os dias que postarei alguma mensagem, e hoje, dia 12-12-11 resolve faze-lo.
Não sei exatamente o que irei escrever, mas certamente será do coração, narrando situações, casos e passagens felizes, ou seja, sobre uma história feliz e de VITÓRIA, sempre.
Espero que todos os amigos, familiares, conhecidos e desconhecidos identifiquem-se de alguma forma com alguma passagem que postarei, seja com um ponto de vista ou simplesmente por ter tocado seu coração ou porque lhe transmitiu um pensamento de prosperidade, lembrando sempre que, com FÉ, Lutando, aceitando as Mudanças e vivendo com Amor, tudo é possível !!!

********************************************************************************* 

Post  de hoje, 13-01-12

...pois então, depois de criar este blog acabei não postando mais, é, dias mais difíceis vieram, entrei no segundo ciclo de quimioterapia, para quem não sabe, existem vários tipos de quimio e, de acordo com o diagnóstico e resposta do organismo de cada um as medicações da quimio podem mudar, no  meu caso mudaram, e para mais forte, já que aguentei a primeira que, segundo o médico, talvez não aguentasse. Bom, só tenho a agradecer a Deus por isto, Ele meu deu outra vida, outra oportunidade de ser e fazer melhor o meu futuro, principalmente no que se refere a religião, mas o tratamento não é mais ameno por esta razão, ele é bem pesado, tem alguns efeitos colaterais desagradáveis, no meu caso, o principal foi enjoo, mas tudo bem, bora lá, afinal, duas coisas que escutei e agora fazem sentido são; uma delas é o que o pastor Gerson Borges fala, a vida com Deus é difícil, a outra, foi também de um pastor, mas de outra igreja, nem tudo o que é bom é agradável, disse o pastor Fernando quando se referia a Deus e o que temos que passar...
Falando em “passar”, hoje é dia 13-01-12, vai ai um pouco dos últimos dias, alias, antes de mais nada, vale fazer um breve resumo desde quando tudo começou, afinal, minha intenção com este blog é compartilhar o que tenho aprendido, e talvez nem todos saibam de uma coisa ou outra, então la vou eu !!!
Nos últimos meses, ou melhor, nos últimos 2 anos mais ou menos, notei que minha saúde não era mais a mesma, sentia um cansaço diferente e algumas vezes certo desanimo, suspeitei do coração, afinal, bastava um stress fora da rotina que ele acelerava e me fazia sentir um grande incomodo, normalmente a noite como resultado de um dia agitado, mas ok, passava e eu nada de procurar um médico. Trabalhava em uma empresa onde caminhava por 10 minutos em uma ladeira para ir embora, me cansava muito, mas ok, é o stress eu pensava. Dormia apenas ao embalo da TV ligada ou jogando videogame, ok, preciso relaxar...e assim fui levando, médico ?? Exames ?? Pra que ? Por que ? Meu ultimo exame de sangue eu havia feito no inicio de 2009 por insistência da minha até então namorada (hoje esposa) e minha mãe, mas o resultado foi bom, portanto, OK mais uma vez, vamos levando e assim foi, segui tendo alguns picos de stress e mal estar na sequencia, fadiga na volta para casa ao subir a tal ladeira até o metro mas não mudava meus hábitos nem procurava um ou alguns médicos, até que comecei a notar que meu corpo estava ficando mais debilitado, meu emocional abalado e meu rendimento no trabalho caindo, além do meu humor alterado. Bom, sai de onde trabalhava, parei por um mês e quando voltei a trabalhar pensei, legal, agora estou bem, até porque, enquanto tudo isto acontecia, estava planejando meu casamento para o final de 2011, engano meu, fiquei mais estressado. Em meados de agosto de 2011, mais uma vez estava stressando com algumas coisas, minha moto só quebrava, o casamento sempre foi um sonho mas não conseguia me dedicar a ele o quanto achava que deveria, estava com a grana curta, no trabalho não conseguia me dedicar o suficiente e me cobrava severamente resultados etc, conclusão, comecei a ficar com a saúde mais debilitada ainda, e o que eu não sabia, a fadiga já era um sinal da LMA, bem como a garganta que descrevo abaixo.
Tudo começou em agosto de 2011 com uma forte inflamação na garganta que resistiu até a benzetacil, não tinha convenio medico, trabalhava de free lancer e após 3 idas ao pronto socorro da rede pública de Sto André, paguei uma consulta com um otorrino, o que resolveu parcialmente, pois deu antibióticos mais forte do que amoxilia e benzetacil e a garganta melhorou, mas a fadiga que sentia persistiu. Em outubro esta dor de garganta voltou, no mesmo dia em que comemorava o novo emprego, no entanto, trabalhei dois dias apenas, e por Deus, fui incluído no convenio justamente no dia em que fiquei muito mal, e mais, é coisa de Deus mesmo, fui ao hospital dia 24/10/11 (primeiro dia de convenio), apenas medicaram e fui embora, mas passei mal na madrugada e dia 25/10/11, voltei ao hospital logo cedo, antes das 6hs, e foi onde após um simples exame de sangue, levantou-se a suspeita de LMA, e ai, bom, ai começa tudo, dia 30/10/11 tive o diagnóstico definitivo, de fato era LMA.
Bom amigos, agora demais acontecimentos, não somente sobre a doença em sí, mas sobre coisas do dia a dia, reações do corpo, dias mais difíceis outros nem tanto, provas de fé, emocional e racional colocados a prova quase que diariamente vou comentando sobre tudo isto aos poucos, pois como disse, quero usar este blog para contar a minha história feliz sobre meu tratamento ainda em andamento e com uma longa jornada pela frente, e com isto, espero ajudar muitos assim como tenho recebido muita ajuda, o que nos fortifica demais, sem falar do principal, ter FÉ, isto sem dúvida é o que mantem, meu sustento diário e minha cura.

Termino agora com um ditado, mas com a minha ótica sobre ele:


O ditado diz: Toda rosa tem espinho, mas eu prefiro pensar diferente, todo espinho tem uma rosa...pensem nisto...


André Krasovic